
Engano e mentira tem sido usados pela cultura em que estamos inseridas para conquistar nossas afeições, nosso coração, determinar nossas escolhas e, com isso, nos desviar do verdadeiro propósito da vida.
Desde o jardim do Éden, Satanás, o inimigo, se levanta com dois objetivos claros: distorcer a verdade de Deus revelada a nós, bem com a verdade sobre o próprio Deus.
Segundo o relato de Gênesis 3.1-4, o que Eva ouviu da serpente trouxe confusão ao seu coração. Qual teria sido, de fato, a ordenança do Senhor? De nenhum fruto poderia comer? Será que, se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, a consequência anunciada, a morte, não se concretizaria? E se comer do fruto fosse o caminho para se tornar como Deus?
Essas mentiras penetraram no coração de Eva, plantando rebeldia, insubmissão e afronta, o que gerou a desobediência que nos coloca hoje na mesma condição: tal como Eva, enfrentamos as mentiras de Satanás acerca de Deus e de Sua Palavra.
É preciso, então, firmar o coração nas verdades fundamentais que serão capazes de sustentar a nossa vida diante das inúmeras tentações com as quais nos deparamos dia após dia.
De um lado, as Escrituras são a Palavra de Deus revelada a nós para que conheçamos a Sua vontade, o Seu propósito para a nossa vida, e a maneira que Ele deseja que vivamos para a Sua glória. A Bíblia é a Palavra do Senhor inerrante, suficiente e infalível, útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça (I Timóteo 3.16).
A Palavra de Deus é viva e eficaz, cortante, penetrante e apta para julgar pensamentos e propósitos do coração (Hebreus 4.12). Precisamos ler, estudar, conhecer as Escrituras Sagradas e meditar nelas. Arraigadas na verdade sobre a Palavra do Senhor a nós relevada, não nos deixaremos conduzir pelas mentiras de Satanás.
Por outro lado, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor (Deuteronômio 6.4). Ele é santo, eterno, soberano, imutável em Seu ser, cheio de sabedoria, poder, justiça, bondade e verdade. O Senhor não sofre variação, nem sombra de mudança. Ele é o Criador de todas as coisas, o Excelso, o Deus Supremo, que vela pelo cumprimento de Sua Palavra.
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor (Oséias 6.3), quem Ele é, os Seus atributos, Sua grandeza, majestade e glória. Se assim fizermos, estaremos preparadas para discernir a astúcia e os enganos de Satanás.
Conformar o nosso coração à verdade sobre Deus e Sua Palavra é o que irá nos sustentar diante da cultura do mundo, nos afastando de tudo que não faz parte do plano do Senhor. E nos fará mulheres bem-aventuradas e satisfeitas com tudo que Deus planejou para nós.
Flávia Pereira
Comentários