A carta de 1 Pedro traz um desafio grande, pois nos chama à integridade. É fácil transformar o evangelho num calmante, dosando o quanto deixamos que ele nos controla, buscando a transcendência espiritual do divino, mas sem querer o arrependimento, sem querer se comprometer a deixar as práticas pecaminosas.
A vida secularizada se volta para o individualismo – queremos nosso caminho, queremos as coisas do nosso jeito e tentamos estabelecer limites na influência de Deus na nossa vida. Esse “evangelho light” é atraente para quem não quer assumir a integridade demandada pela Bíblia. Mas quais são as verdadeiras marcas do Cristianismo? É o que Pedro tenta responder nessa carta.
Falar sobre isso se torna ainda mais importante nessa época por conta da expansão e dispersão do cristianismo. Agora, fora de Jerusalém, a fé cristã, que não reconhece Nero como senhor, que nega outros deuses e que condena práticas pecaminosas, está sob ataque, e muitos podem ser tentados a fugir da integridade para evitar a imagem do fanatismo, o que poderia levar à perseguição. Diante de tantas pressões, é um desafio manter a alegria e paz de seguir todo o evangelho.
Comentários