Em nossa vida, passaremos por situações onde sentiremos que estamos com o peso de todo o mundo nas costas, recebendo aflições e preocupações constantes. Coisas que abalam a nossa confiança em Deus, causam indecisão e nos fazem sentir que o Pai nos deixou. É por isso que a ansiedade é quase uma epidemia em nossa sociedade atual.
Isso não é apenas fruto da nossa época, é um mal que tem atacado o coração humano ao longo da história. Então é de se esperar que encontremos casos como esse na Bíblia. É exatamente o que vemos ao ler sobre Josué no livro desse grande líder. Aqui temos um homem que buscou um caminho de maturidade espiritual para combater essa perigosa ansiedade.
Todos nós nos sentimos fortes quando conquistamos algo, e isso se torna um vício. Não queremos perder o sentimento de vitória que isso nos traz, mas nos tornamos dependentes que ficam tristes e frustrados se deixamos de possuí-lo. Essa é a arrogância de acharmos que nossas conquistas vêm apenas de nossa própria força, e somada à dependência, nos leva a um estado de escravidão sutil.
Comentários