Em Romanos 5 e 6, Paulo trata da justificação e santificação dos cristãos através da graça de Deus. É comum dividirmos esses temas, até por conta da divisão de capítulos que foi colocada nas Bíblias. Entretanto, esses temas andam de mãos dadas.
Por um lado, a justificação pela graça significa que a obra de nossa salvação foi feita inteiramente por Jesus na cruz. Não precisamos fazer mais nada para ganhar o favor de Deus. Quando Cristo disse que tudo estava consumado, isso tirou toda a necessidade de tentarmos obter a salvação pelo nosso próprio mérito, algo que seria impossível já que vivemos num mundo caído e lutaremos com o pecado até o dia em que iremos para a glória.
Entretanto, se a graça de Deus é gratuita, ela não foi barata. Ela custou a vida do próprio Filho. Jesus precisou morrer para que vivamos, para que nosso velho homem morresse e nos tornássemos nova criatura. Mas se morremos com Cristo, devemos então viver com ele, buscando cumprir sua vontade mais e mais, lembrando sempre que a santificação depende absoluta e totalmente da graça de Deus. Só assim fugiremos de dois erros graves – o legalismo e o liberalismo.
Comentários