Poucas igrejas são tão elogiadas na Bíblia quanto a igreja de Tessalônica. A primeira carta do apóstolo Paulo àquela comunidade, que ele chama de modelo para todos os crentes na região da Macedônia, onde ela estava localizada.
Logo no terceiro versículo de 1 Tessalonicenses 1, Paulo descreve a igreja com três excelentes características que devem se tornar objetivos para todos nós. Ele diz que sua fé é operosa, que seu amor é abnegado e que sua esperança está firmada no Senhor Jesus Cristo. É nisso que os crentes daquela igreja encontram seu significado. O que nos impede de alcançar essas coisas?
Há duas tentações que podem infiltrar-se dentro da igreja moderna. O primeiro é o intelectualismo vazio, no qual nos debruçamos em livros, conhecimento e estudos mas sem transformar isso em amor, devoção e humildade. Vemos essas coisas como fins em si próprios. O outro é mundanismo – quando absorvermos costumes e práticas do mundo para dentro do corpo. Encontraremos nosso verdadeiro significado quando dissermos não a esses dois caminhos.
Comentários