A carta de 2 Timóteo foi escrita pelo apóstolo Paulo no fim de sua vida, preso numa masmorra e isolado de seus irmãos e amigos. Ele sabia que estava perto da morte e escreve encorajando seu filho na fé a permanecer forte na sua carreira da fé, e reflete em como Deus o sustentou durante toda sua vida. Como Paulo consegue fazer isso estando numa situação tão sombria?
Essas duas coisas estão relacionadas. Paulo encoraja Timóteo falando com base na sua experiência, e quando observamos o que o apóstolo fala em 2 Timóteo 4:1-5, percebemos que seu foco está na Bíblia como Palavra de Deus. É ali que o jovem pastor deve se firmar, e foi ali que o veterano apóstolo encontrou a fonte de sua força ao longo dos anos.
E por isso Paulo destaca aqui que em Deus encontramos a única verdade. O resto, diz o apóstolo, são fábulas. Logo, Timóteo deve se dedicar à verdade e pregá-la mesmo quando os outros não quiserem ouvir. Paulo descreve isso como uma vida sóbria, na qual o ministério que nos foi deixado está sendo cumprido cabalmente.
Comentários