Há diversos Salmos na Bíblia que lidam com temas como sofrimento, tristeza e ansiedade. Não precisamos procurar muito para achá-los. Mas por mais deprimentes que eles pareçam ser à primeira vista, a maioria termina com um sinal positivo. Ao longo da poesia, o salmista vai encontrando o agir de Deus na história e na sua própria vida.
Mas o Salmo 88 foge desse padrão. Ele mantém o seu tom e conteúdo pesado até o último versículo, que conclui dizendo que as trevas são os únicos amigos que restaram aos poetas. Qual o valor desse Salmo pra nós? Como podemos ver Deus num capítulo da Bíblia que parece existir longe de Sua luz? Romanos 15:4 diz que “tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” É possível ter esperança lendo o Salmo 88?
A resposta é sim, e o fato do Salmo 88 ser tão sombrio em seus temas é a primeira razão para encontrarmos esperança. Isso mostra que a Bíblia não existe num universo fantasioso. Deus reconhece as dificuldades que enfrentamos, Ele coloca capítulos como esse nas Escrituras para reconhecer que o sofrimento é inevitável e mostrar que não está ignorando os nossos dias mais cinzentos.
Pedimos desculpas pelos problemas técnicos nos primeiros minutos da pregação.
Comentários