A Oração do Pai Nosso é um dos trechos mais famosos e conhecidos da Bíblia. Muitos não precisam nem abrir o texto para recitá-la em sua totalidade. Ela foi a oração deixada por Jesus como um modelo para seguirmos quando o Mestre está ensinando a orar como se deve.
A oração – conhecida como a Oração das Orações – veio no sermão do monte e carrega diversos ensinamentos sobre esse aspecto importantíssimo do nosso relacionamento com Deus. Seu intuito não é virar uma reza vazia, repetida até ficar sem significado, mas algo para meditarmos até criar em nossa alma a paixão, temor e adoração que Deus merece receber quando oramos. Por isso, esse é um trecho da Bíblia digno de ser estudado versículo por versículo.
No primeiro versículo da oração, que está em Mateus 6:9-13, Jesus inicia mostrando que essa oração é a resposta correta e não uma alternativa errada como as orações dos fariseus, que oravam de si para si. Depois, o Filho passa a exaltar o Pai e ressaltar sua identidade perfeita. Ele estabelece Deus como o Senhor acima de todos, mas ao mesmo tempo como nosso íntimo paizinho, que nos conhece e nos ouve.
Comentários