A carta de 2 Timóteo é, cronologicamente, a última escrita pelo apóstolo Paulo. Aqui, ele está preso novamente e reconhece que está vivendo aqueles que serão seus últimos dias. Entretanto, Paulo não mostra um coração amargo ou duro por conta de suas circunstâncias.
A carta – a segunda escrita para Timóteo, que Paulo considerava como filho da fé – denuncia um tempo mal por conta de homens que disfarçam a maldade do coração com uma maquiagem de piedade, mas que na verdade só buscam o hedonismo e prazer próprio. Paulo diz que isso não é um exemplo bom de discípulo, que isso demonstra a falta de integridade.
E em 2 Timóteo 4:6-10, entramos nas consequências disso. Paulo manteve-se fiel e sabe o que o aguarda com o fim de sua vida, mas ao longo do seu caminho ele foi deixado para trás por pessoas como Demas, que se apaixonaram pelo presente século e deixaram a fé. Precisamos estar cientes que nosso coração está sujeito às investidas do diabo para deixar o verdadeiro discipulado, e prontos para buscar a Deus verdadeiramente, sem conciliar o pecado com a Palavra.
Comentários