Apocalipse conta para nós uma revelação para a glória de Deus. Escrito pelo apóstolo João ao ter uma visão que o deixa impressionado, esse livro inicia com sete cartas à igrejas que representam todo o povo de Deus e seus diversos estados. Mas para muitos, esse livro é um mistério, um enigma, algo a ser temido e algo desconhecido. Esse, entretanto, não é o propósito desse livro.
Esse livro é Jesus nos garantindo que não estamos condenados aos poderes desse mundo nem fadados ao fracasso. Ele, acima de tudo, revela a vitória de Deus e do seu povo sobre as forças do pecado e da morte. A igreja prevalecerá. Se prender em enigmas e tratar Apocalipse como o contrário do que ele é – uma revelação – é perder a oportunidade de se deleitar nas bênçãos que esse texto oferece.
A partir de Apocalipse 4, um novo ciclo se inicia nesse livro. Esse capítulo, especialmente, é focado no trono de Deus e, consequentemente, na sua grande glória. O trono preenchido pelo Deus vitorioso revela para nós a sua vitória, e como nós participamos da mesma.
Comentários