A Bíblia é um livro singular, entenda-se por singular ser algo único (não há outro similar). A Bíblia é a única fonte com autoridade para revelar a singularidade de Jesus Cristo. A Bíblia revela Jesus como: Deus, Vida, Criador, Salvador, Juiz e Rei. Jesus Cristo em sua singularidade possui vários atributos, tais como: ser a verdade, imutável, soberano.
Jesus Cristo, na sua singularidade, tornou-se homem, o Emanuel (Deus Encarnado). E como homem foi o único a ser gerado pelo Espírito Santo, a viver sem pecado, o único que morreu e ressuscitou eternamente.
No tempo em que Jesus Cristo viveu na terra como o Filho de Deus, Ele foi o único filho de homem que publicamente usou da sua palavra (voz) para curar pessoas, ressuscitar homens, perdoar pecados, dominar a natureza, derrotar satanás e vencer a morte.
Em sua singularidade, Jesus Cristo é também o único mediador entre Deus e o homem. Em Isaías 44:6 fala – “Assim diz o Senhor, o Rei e Redentor de Israel, o Senhor dos Exércitos: Eu Sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus”. 1 Timóteo 2:5 – “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus (…)”. Judas 1:25 – “A este que é o único Deus, nosso salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso (…)”.
O próprio Jesus Cristo se apresentou no Velho Testamento a Moisés como sendo o “Eu Sou”, e aos seus discípulos, também, como sendo o mesmo “Eu Sou” que apareceu a Moisés no deserto. O próprio Jesus, no livro de apocalipse, se apresenta como sendo o único ser eterno, quando afirmou que Ele era, Ele é e Ele será sempre o mesmo.
A importância de se entender que Jesus é singular leva ao homem ter uma única fonte de adoração, somente a Ele. Quando o homem adora/venera/presta culto a outros nomes/seres/coisas, segundo a Bíblia, se torna um idólatra. Pois, ao adorar a Jesus em conjunto com outros nomes a fim de chegar à presença de Deus Pai, deixa de ser uma adoração singular para ser uma adoração pluralista e isso contraria o princípio da Bíblia de que não existe nenhum outro nome dado que nos leve a presença de Deus e a vida eterna. Só Jesus! 1 Coríntios 8:5 e 6 – “Porque, ainda que existam alguns que são chamados de deuses, quer no céu ou sobre a terra – como há muitos deuses e muitos senhores – para nós, porém, há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos, e um só Senhor, Jesus Cristo (…)”. Deuteronômio 5:8 e 9 – “não faça para você imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra. Não adore essas coisas, nem preste culto a elas, porque eu o Senhor, sou Deus (…)”.
Nessa época em que vivemos – em que a Bíblia não é lida – o nome de Deus é levado ao desprezo e muitas igrejas têm o seu próprio “evangelho” e muitos são levados por ondas que vão e vêm, mas que nunca chegará ao seu destino, pois Cristo é um mero espectador ao contrário do como a Bíblia nos apresenta que Ele é o SENHOR SOBERANO.
Presbítero Neritônio Andrade
Comentários