Quando Paulo escreve sua carta aos Colossenses, o apóstolo trata de alguns problemas que surgiram naquela igreja grega. Havia um estilo de vida ilusório, que dizia que Cristo não era suficiente para salvação, assim como ascetismo religioso e judeus que não deixaram seus costumes religiosos após a conversão, e adoração a seres angelicais também buscando a justificação.
Qualquer um desses caminhos, ou qualquer outra perspectiva que se coloca diante de nós como uma “adição” à obra de cristo é uma ideia herética que diz que a obra de Jesus Cristo não é suficiente. Todos eles dizem que nós precisamos fazer algo mais para garantir nossa justificação, como se tivéssemos uma parte no que a Bíblia mostra ser uma ação completamente divina e realizada por Deus.
Assim, em Colossenses encontramos uma ótima exposição sobre a suficiência da cruz. Desde que o homem caiu em pecado e foi afastado de Deus, diversos caminhos de redenção nos foram apresentados. Apelos do mundo que dizem “você precisa de algo mais” surgem constantemente. E se não negarmos as mentiras do pecado, teremos um coração que busca sentido e identidade em outra coisa que não seja Cristo. Na conclusão dessa série, vemos, em Colossenses 3:18-4:18, onde há, ao mesmo tempo, um grande conteúdo teológico e uma prática humilde.
Comentários