A carta de 1 Pedro traz um desafio grande, pois nos chama à integridade. É fácil transformar o evangelho num calmante, dosando o quanto deixamos que ele nos controla, buscando a transcendência espiritual do divino, mas sem querer o arrependimento, sem querer se comprometer a deixar as práticas pecaminosas.
A vida secularizada se volta para o individualismo – queremos nosso caminho, queremos as coisas do nosso jeito e tentamos estabelecer limites na influência de Deus na nossa vida. Esse “evangelho light” é atraente para quem não quer assumir a integridade demandada pela Bíblia. Mas quais são as verdadeiras marcas do Cristianismo? É o que Pedro tenta responder nessa carta.
Basta olhar para as mídias modernas, seja na publicidade ou na televisão, que veremos um grande desejo por comunhão. Todo comercial mostra pessoas juntas, se divertindo e sorrindo. Isso revela a vontade da nossa sociedade de estar em meio a relacionamentos autênticos. Mas essas coisas são apenas aparência. Nós, como igreja, precisamos dar o exemplo de como isso pode realmente acontecer, graças ao resgate de Jesus Cristo. Uma das grandes marcas do cristianismo autêntico são essas virtudes, e Pedro escreve sobre elas em 1 Pedro 3:8-12.
Comentários