Quando Paulo escreve sua carta aos Colossenses, o apóstolo trata de alguns problemas que surgiram naquela igreja grega. Havia um estilo de vida ilusório, que dizia que Cristo não era suficiente para salvação, assim como ascetismo religioso e judeus que não deixaram seus costumes religiosos após a conversão, e adoração a seres angelicais também buscando a justificação.
Qualquer um desses caminhos, ou qualquer outra perspectiva que se coloca diante de nós como uma “adição” à obra de cristo é uma ideia herética que diz que a obra de Jesus Cristo não é suficiente. Todos eles dizem que nós precisamos fazer algo mais para garantir nossa justificação, como se tivéssemos uma parte no que a Bíblia mostra ser uma ação completamente divina e realizada por Deus.
Por isso, o livro de Colossenses é um excelente local para entender e estudar a suficiência da obra de Cristo para nossa salvação. Logo em Colossenses 1:1-23, Paulo mostra essa verdade. O apóstolo começa logo deixando claro que os irmãos em Colossos são “santos,” não uma obra inacabada. E assim ele continua a falar com expressões que denotam a completude da obra salvífica entregue àquela igreja.
Comentários