Ao longo do texto de Mateus 24, Jesus apresenta o cenário no qual a missão de Deus para nós será cumprida. Nos v. 6 e 7, ele fala sobre os sinais cosmológicos, aquilo que acontecerá no mundo todo, como guerras. No v. 9 a 12, ele nos mostra os sinais eclesiológicos, aquilo que acontecerá com a igreja em especial, a perseguição e o ódio que ela sofrerá. E no v. 14, Jesus apresenta um sinal missiológico – algo relacionado à missão de Deus – o evangelho do Reino será pregado em todas as nações.
Esse texto mostra pra nós que a missão de Deus, que é o evangelho, será cumprida. Nada pode impedir que isso aconteça, nenhum poder irá parar o plano de Deus. A missão chegara à sua conclusão. Até lá, esse evangelho deve ser proclamado por nós através de palavras e de ações, para que ele alcance todas as nações e chegue a última verdade exposta por Cristo no texto: seu retorno triunfal.
Jesus apresenta nesse texto um cenário mundial no qual a missão será cumprida. Perseguição da igreja, ódio, guerras, contendas e esfriamento do amor. São circunstâncias difíceis para o povo de Deus, e por isso o nosso Salvador mostra aqui como o Pai fortalece a igreja.
Comentários