Tantas vezes parece que é impossível viver no Século 21 sem sentir um enorme grau de desespero, de tristeza ou de ansiedade. É o que leva muitas pessoas a buscarem refúgio em qualquer coisa que garanta um aparente alívio, e que leva outras a encerrar suas vidas.
Mas quanto disso está relacionado ao fato de que não conseguimos mais discernir o tempo? Lutamos contra o relógio e contra as mudanças constantemente, na busca de congelar o tempo, mudar o tempo ou até mesmo ganhar mais tempos. Seja nas horas do dia, nos dias de vida ou no que está acontecendo em nossa época, parece que falhamos em discernir o tempo e suas características.
O livro de Eclesiastes fala muito sobre isso. Nele, Salomão expõe diversas vaidades que encontra ao buscar sentido para a vida, e lá, particularmente no capítulo 3, o antigo rei de Israel também expressa a sabedoria que encontrou em relação ao tempo. Como muitos já ouviram falar: “há tempo para tudo,” diz Salomão. Cabe a nós discernir para que é o tempo que temos e vivemos.
Comentários