As batalhas que nos desafiam tem um contexto. Elas não surgem do dia para noite. E assim como nos dias de hoje, aconteceu com Gideão e os 300 contra os midianitas. O povo de Israel era constantemente atacado e saqueado pelos midianitas e os povos vizinhos. Para tentar sobreviver, o povo passou a esconder os cereais em cavernas, ou seja, deram o famoso jeitinho. Quantos de nós não fazemos uma provisão para garantir o futuro? Achamos que o sustento vem das nossas mãos e esquecemo que dependemos do Senhor.
Deus chamou Gideão para resgatar a nação. Mas Gideão não creu que poderia salvar seu povo, afinal vinha de uma linhagem pobre. Assim somos nós, achamos que por nossa força vamos garantir a vitória.
Deus diz a Gideão que apenas ele e mais trezentos serão suficiente para destruir o exército dos midianitas. “Israel poderia se gloriar contra mim, dizendo a minha própria mão me livrou”. O inimigo foi derrotado e exposto à vergonha. Episódios como esse de Gideão servem para nos lembrar a quem nós pertencemos e quem deve ser glorificado em meio aos nossos atos.
Comentários