Ao longo das Escrituras vemos conceitos bíblicos do que é a Igreja. A primeira igreja surge no Éden, quando Deus reservou um local para se encontrar com o homem. Um lugar onde Deus e o homem se relacionavam. Quando o povo estava no deserto, Deus fala com Moisés “me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles”. Mais uma vez, Deus mostra que quer estar no meio do seu povo. O tabernáculo e, posteriormente, o Templo de Salomão eram locais de encontro do Povo com Deus.
No Antigo testamento, a Igreja tem um conceito de Sinagoga, vida comunitária, ouvir a Palavra. As pessoas se reuniam ali e resolviam suas questões com os sábios. O templo era um local de sacrifício.
Com a morte de Jesus, o sacrifício já não é mais necessário. O sangue do Cordeiro na cruz purificou todo àquele que por Ele foi comprado. Jesus quebra alguns ritos: o seu povo não era só o que vinha da linhagem dos judeus, mas aqueles salvos por Ele. A igreja, passa então a ser formadas por judeus e gentios que tivessem recebido o Espírito Santo.
As questões essenciais de uma igreja são: viver no centro de Deus ( submeter a conhecer mais a Deus, confiar e servir) e ser distinta do mundo (fiel ao nome de Jesus, não segue ideologias).
Comentários