Você dificilmente verá o livro de Amós sendo exposto em muitos cultos. Esse profeta menor não está entre os livros mais populares do Antigo Testamento, e muito menos da Bíblia como um todo. Entretanto, como toda a Escritura Sagrada, Amós foi inspirado por Deus e tem muito para nos ensinar.
O livro de Amós é desafiador, pois foi escrito por um boiadeiro, um pastor e homem do campo. Um homem simples, porém muito culto. Sua escrita é organizada, cheia de conhecimentos profundos sobre relações internacionais, justiça social, política e muito outros temas. Mas não só para Israel, como para todas as nações em volta dela.
Amós surgiu durante o reinado de Jeroboão, que, como muitos historiadores apontam, fez o povo de Israel sentir-se da mesma forma que durante a época de Salomão, com estabilidade, sucesso e prosperidade. Amós, entretanto, não se conforma com essa época e fala ao povo sobre Deus. No Novo Testamento, temos como missão o ofício profético que encerrou-se em Cristo. Como discípulo de Jesus, devemos falar para nossa sociedade o que está na Palavra de Deus, mesmo que tudo pareça está bem.
Comentários