Você dificilmente verá o livro de Amós sendo exposto em muitos cultos. Esse profeta menor não está entre os livros mais populares do Antigo Testamento, e muito menos da Bíblia como um todo. Entretanto, como toda a Escritura Sagrada, Amós foi inspirado por Deus e tem muito para nos ensinar.
O livro de Amós é desafiador, pois foi escrito por um boiadeiro, um pastor e homem do campo. Um homem simples, porém muito culto. Sua escrita é organizada, cheia de conhecimentos profundos sobre relações internacionais, justiça social, política e muito outros temas. Mas não só para Israel, como para todas as nações em volta dela.
Amós é como uma visita que chega na hora errada, mas que traz uma palavra de bênção. Ele surge quando Israel pensa que está tudo bem e que só há prosperidade. Ele surgiu na época de Jeroboão II, que reinou durante 50 anos no Reino do Norte, um dos mais longos e mais estáveis da época, mas repleto de pecado. Como nós reagiríamos se isso acontecesse conosco? Se num momento de muita esperança e expectativa terrena, alguém apontasse nosso erro espiritual.
Comentários